Translate

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Benção e Felicidade

Ser abençoado é sinônimo de ser feliz?



Foi com essa pergunta que comecei a meditar sobre o que é felicidade para nós cristãos. Se de fato nosso propósito nessa terra é ser feliz. Se quando o Senhor nos abençoa e nos dá o encargo de fazermos a boa obra nos traz realmente a felicidade. A resposta que cheguei foi: Nem sempre.


O primeiro exemplo que quero tomar é o do profeta Elias. Um homem extramente usado por Deus, um dos maiores profetas que pisou em Israel, fez milagres e prodígios, mas um a pessoa que era medrosa, insegura, depressiva e que beirava a miséria. Ninguém duvida que Elias era um cara abençoado por Deus, mas quando avaliamos sua vida vemos que não é bem um padrão que gostaríamos de seguir. Era perseguidos por reis, se alimentava nas casas das pobres viúvas, chegou a dormir em cavernas e corvos viam trazer alimento para ele, a angustia chegou a tal ponto que pediu para Deus lhe tirar a vida. Se fossemos olhar com a ótica do nossas tempos (a grosso modo) Elias se passaria por um mendigo maluco que se aproveita de mulheres indefesas. Não é de se estranhar que quando Eliseu pede a porção dobrada da unção de Elias a resposta é: “Dura coisa pediste.”


Outro exemplo é a vida do Apóstolo Paulo que dispensa apresentações, mas também tinha suas dificuldades com a tal felicidade. Mais um abençoado por Deus que passou fome, frio, nudez, perigos em viagens, perseguições, foi apedrejado, sofreu carcere entre muitas outras aflições que ninguém gostaria de passar. Mesmo assim Paulo seguia com a sua missão.


Depois de ponderarmos essas duas histórias façamos um auto-questionamento. Vale a pena ser abençoado por Deus e viver para Ele? Claro!


Mas qual era o segredo desses homens? A resposta é fácil: Eles não buscavam a própria felicidade, na verdade eles não buscavam felicidade terrena alguma! Eles entenderam que eles não estavam na terra para serem felizes. Entenderam que o chamado de Deus exige renuncia de tudo, até da própria felicidade. O que movia eles era a ALEGRIA da salvação. Não algo momentâneo e passageiro.


Um dos maiores problemas não só da cristandade, mas do mundo é procurar uma felicidade que passa. É querer comprar a felicidade como se fosse um objeto numa vitrine. E não saber que a PLENA FELICIDADE não está nessa terra. Por isso vemos tantas pessoas frustradas por achar que a benção de Deus vai trazer felicidade pro resto de suas vidas.


Nosso foco nessa terra não de ser feliz, e sim de aliviar o sofrimento dos outros anunciando as boas novas do reino de Deus, assim como no exemplo de Elias e de Paulo. Essa é a benção de Deus para nós.


O que perturba os anos de juventude e provoca sofrimento… é a busca obsessiva da felicidade com firme suposição de que ela deve ser encontrada nessa vida. A partir daí, surge uma esperança que morre e renasce a cada instante; com ela, vem a insatisfação. Imagens enganosas de uma felicidade vaga com a qual sonhamos desfilam diante de nossos olhos em formas cuidadosamente selecionadas e procuramos em vão sua fonte… Muito se teria a ganhar se juventude fosse instruída e aconselhada a tempo, e conseguisse eliminar de sua mente o conceito errôneo de que o mundo tem muito a lhe oferecer.” - Arthur Schopenhauer

Hb 11:16 “Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.”


Ec 5:13 “Há um mal terrível que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor. ”


Mt 5:11-12 “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.





Humildemente, R.N.

3 comentários:

  1. Parabéns, excelente texto!
    Essa reflexão sobre a vida cotidiana do profeta Elias me ajudou demais. Tenho pensado sobre o ministério dele nos últimos dias; e a sua visão R.N., dentro do que conhecemos, é inovadora.
    Nos trouxe um grande acréscimo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Edificante!
    Parabéns!

    ResponderExcluir