Translate

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A Letra Mata, a Teologia Não!





Muitos crentes acham que muita doutrina, leitura, estudo, esfriam a nossa vida espiritual, pois essas coisas nos levam ao saber e nos afastam do Espírito. E essas mesmas pessoas que dizem isso parecem pensar que espiritualidade deve ser algo separado da mente e do corpo. O próprio apóstolo Paulo fala algo que pode ser usado contra esse tipo de pensamento em 1Coríntios 14:15.

Essas mesmas pessoas costumam sempre citar aquele tão conhecido texto de 2Coríntios 3:6 - “a letra mata, mas o espírito vivifica” – como base para dizer que estudar teologia acaba matando espiritualmente o crente.

Isso na verdade é um erro equivocado, “por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22:29). Sempre que esse texto é citado, para combater essa questão, ele nunca é citado inteiro. O versículo completo diz o seguinte: “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” Logo vemos que o apóstolo está falando de duas alianças, da lei e da graça. Isso é mostrado em todo contexto, Nos versos 7, 8 e 9, ele faz o mesmo contraste que fez no verso 6 entre letra  e espírito, porém usando palavras diferentes, como ministério da morte e ministério do Espírito, e, ministério da condenação e ministério da justiça.

A palavra letra está significando a lei que foi escrita em pedras e entregue a Moisés (Êx 31:18). Como é dito no verso 7 a respeito do “ministério da morte gravado com letras em pedras.” Por isso a letra mata. É isso que o texto diz. Não tem haver com a questão de que estudar teologia mata.

 Não existe nenhum texto bíblico que proíbe o estudo da palavra de Deus; muito pelo contrário. Temos visto crescer muito o número de crentes que enfatizam mais as experiências com Deus do que ter um conhecimento mais profundo da Palavra. Não estou dizendo que um cristão não possa ter experiências com Deus, pelo contrário, acho que devemos ter sim. Mas devemos lembrar que o povo perece por falta de conhecimento e não por falta de experiências (Os 4:6). E que, o que nos santifica é a palavra (Jo 17:7). Por falta de conhecimento da palavra de Deus muitos são enganados e como ovelhas são atraídos por lobos devoradores.

O pregador de Londres, Charles Spurgeon, em um de seus sermões - chamado Traga os Livros, baseado em 2 Timóteo 4:13 - o qual diz que Paulo, perto de ser condenado a morte, faz a seguinte petição ao seu amado filho na fé, Timóteo: “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.” – diz o seguinte do apóstolo: “ Ele é inspirado e, todavia, deseja livros! Ele esteve pregando por pelo menos trinta anos e, todavia, deseja livros! Ele tinha visto o Senhor e, todavia, deseja livros!  Ele tinha uma experiência mais ampla que a maioria dos homens e, todavia, deseja livros! Ele tinha sido levado ao terceiro céu, e ouvido coisas que é ilícito aos homens pronunciar e, todavia, deseja livros! Ele tinha escrito a maior parte do Novo Testamento e, todavia, deseja livros!


Meu conselho é que você busque estudar profundamente a palavra de Deus. Busque aprofundar o conhecimento da mesma por meio de algum curso de teologia - nem que seja de nível básico. Leia livros de autores comprometidos com a Escritura. Compre uma boa bíblia de estudo e se deleite ao estudar a Santa Escritura, pois através dela você conhecerá mais e mais a Deus. E lembre-se sempre conheça a palavra, não para se ensoberbecer achando que sabe tudo, mas para agradar a Deus vivendo por modo digno do evangelho de Cristo.

Humildemente, M.F

3 comentários: